segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um Pouco Mais Sobre o Enredo do Livro Aprendendo em Las Vegas


O livro de autoria dos arquitetos e urbanistas Robert Venturi, Denise Scott Brown e Steven Izenour foi publicado pela primeira vez em 1972 e desde então vem despertando polêmica entre estudantes e profissionais da área por diversas gerações. Batizado de "Tratado de Arquitetura da Geração Pop", é considerado o mais importante ensaio sobre arquitetura desde Vers une architecture, de Le Corbusier, de 1923 (lançado em português pela editora perspectiva em 1989 sob o título Por uma arquitetura).

Ponto de partida para o texto foi um workshop organizado pelo trio Venturi, Brown e Izenour em 1968 na Escola de Arte e Arquitetura de Yale para estudantes de pós-graduação nas áreas de arquitetura, urbanismo e desenho industrial. Munidos de embasamento teórico adquirido em semanas de pesquisas prévias na biblioteca de Yale, os 13 estudantes seguiram para Las Vegas acompanhados dos orientadores para fazer estudos in loco de um fenômeno urbano até então não apenas pouco conhecido, como veementemente desprezado pelos colegas de profissão: a Strip, ou corredor comercial de Las Vegas.

A proposta do grupo consistiu em analisar com profundidade e sem qualquer espécie de preconceito este ícone do urbanismo americano dito de "mau gosto". Para tanto, foram feitas descrições detalhadas de cada um dos elementos daquele corredor comercial — postes de luz, letreiros luminosos, enormes áreas de estacionamento e os "galpões decorados" — e de sua distribuição no espaço urbano da Strip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário